top of page
brasil.JPG

Brasil

27017.jpg

Conheça mais sobre as populações indígenas no Brasil

Constituição

La constitucion de Brasil de 1988 presenta en la seccion VIII los derechos de los Indigenas y en el Art. 231. dice "São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens."

Tambien, la Convencion 169 de la OIT trata sobre los derechos de los pueblos Indigenas y Tribales. En Brasil se adopto la convencion a partir del 25 de julio del 2003 con lo cual se afirma la obligacion del govierno de reconocer y proteger los valores y practicas sociales, culturales, religiosos y espirituales propias de esos pueblos indigenas

Mas informacion se encontrara en la constitucion brasilera y en el anexo de la convencion 169 de la constituciòn brasilera..

Territorio

O Brasil tem uma extensão territorial de 851.196.500 hectares, ou seja, 8.511.965 km². As Terras Indígenas (TIs) somam 790 áreas, ocupando uma extensão total de 118.132.886 hectares (1.181.329 km2). Assim, 13.9% das terras do país são reservados aos povos indígenas.

A maior parte das TIs concentra-se na Amazônia Legal: são 430 áreas, 115.803.611 hectares, representando 23% do território amazônico e 98.25% da extensão de todas as TIs do país. O restante, 1.75% , espalha-se pelas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

Lease más sobre los territorios indigena en el Instituto Socioambiental

População

De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, o Brasil conta com mais de 266 povos indígenas, totalizando uma população de 1.693.535 pessoas vivendo por todo o território nacional. Esse número de pessoas autodeclaradas indígenas no Brasil representa uma parcela de 0,83% de toda a população que vive no país. Em 2010, a população indígena brasileira era composta por 896.917 mil pessoas; com isso, o aumento foi de quase 89% em 12 anos, segundo o IBGE.

Segun el Instituto Socioambiental (ISA) los pueblos mas numerosos son los siguientes: guarani,ticuna, caingangues, macuxi, yanomami, terena, guajajara.xavante, potyguara y pataxo.

Revisa mas sobre las poblaciones indigenas de Brasil en Mundo Educativo y Povos Indigenas no Brasil.

Organização

As associações e organizações indígenas surgiram, em várias regiões do Brasil, na década de 1980. Mas foi após a promulgação da nova Constituição Federal, em 1988, que elas se multiplicaram, devido a possibilidade dessas associações se constituírem como pessoas jurídicas. Vea la lista completa de las organizaciones en el Instituto Socioambiental.

Y dentro de las organizaciones publicas para la defensa de los derechos indigenas a nivel nacional se encuentra el FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). Lea un poco mas sobre el FUNAI y sus logros aqui.

Educação

Actualmente, el MEC (Ministerio de Educacion) tomo la responsabilidad de coordinar las acciones educaciones en tierras indigenas y su primera funcion fue la creacion de un documento que tenga los parametros de la politica nacional dentro de la educacion. Asi, en 1993 fue lanzado "Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena". Con la consolidacion de este documento, se genero otro complementario "Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI)" que propone una educacion Intercultural, bilingue y diferenciada.

Lea mas sobre "Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI),

Medio Ambiente

O Brasil abriga um grande número de comunidades indígenas, muitas das quais vivem em áreas de grande importância ecológica, como a floresta amazônica. Essas comunidades têm uma forte compreensão de seus ecossistemas circundantes, tendo desenvolvido relações complexas com plantas, animais e terra ao longo de milhares de anos. Como tal, eles possuem um conhecimento valioso sobre como gerenciar e proteger esses ambientes de forma sustentável, que tem sido transmitido por gerações.

Os territórios indígenas têm sido uma fronteira de resistência diante da ganância capitalista expressa em atividades como a mineração, extração de madeira, monocultura, pecuária entre outras práticas de exploração predatórias.

O líder Yanomami Davi Kopenawa nos mostra como a cosmovisão de seu povo considera as árvores como colunas de sustentação do céu, logo, a destruição da floresta ocasionará a queda do céu e o fim da humanidade. É nessa perspectiva que os indígenas têm sido fundamentais para a preservação da natureza, tendo uma perspectiva singular sobre o meio ambiente, vendo-o como parte integrante de sua identidade cultural e meios de subsistência.

OBIAL

Observatorio Indigena de America Latina

Enfocado en difundir el mundo indigena

bottom of page